A Associação Ateísta Portuguesa (AAP) defendeu hoje que a ponte anunciada para o rio Douro, num projeto das câmaras do Porto e de Vila Nova de Gaia, seja batizada com o nome do falecido cineasta Manoel de Oliveira.

As câmaras do Porto e de Vila Nova de Gaia anunciaram a 12 de abril passado a construção de uma nova ponte sobre o rio Douro, um projeto inteiramente financiado pelas duas autarquias.

A travessia, a designar Ponte D. António Francisco dos Santos, em homenagem ao bispo que morreu em setembro do ano passado, vai unir os dois concelhos entre Oliveira do Douro, em Gaia, e a zona de Campanhã, no Porto, mas o nome avançado tem gerado discussão.

Hoje a AAP defendeu, em comunicado, que a ponte deve chamar-se Manoel de Oliveira, de forma a homenagear “o grande cineasta, de relevo internacional”, que, segundo a associação, “não é apenas uma referência para a cidade do Porto, é uma glória para Portugal, cuja obra é conhecida por cinéfilos de todo o mundo”.

“Acresce que filmes importantes de Manoel de Oliveira, ?Douro, Faina Fluvial’, ?Aniki-Bóbó’ e ?O Pintor e a Cidade’ são verdadeiras odes ao rio Douro cujas margens a nova ponte une”, lê-se na nota da Associação Ateísta Portuguesa.

Para a AAP, o nome proposto pelos presidentes de câmara do Porto e de Gaia – António Francisco dos Santos – refere-se “a uma personalidade de menor relevo e inferior contributo para tornar conhecida a região, inferior, aliás, ao de muitos outros portuenses e gaienses”.

“A AAP apela para que seja reconsiderada a proposta dos referidos autarcas e que a figura de Manoel de Oliveira (1908/2015) fique ligada à grande obra da engenharia portuguesa”, acrescenta a nota.

A 01 de junho, um movimento de cidadãos também propôs o nome do cineasta Manoel de Oliveira para a nova ponte sobre o Douro, argumentando com a posição já apoiada pela associação cívica República e Laicidade.

O movimento de cidadãos das duas cidades criou uma página na Internet, na qual considera que a escolha do nome de Manoel de Oliveira para a nova ponte Porto/Gaia “não só homenageia um cidadão notável local, como promove a região como fonte de arte, cultura e de indústrias criativa”.

Também numa nota publicada na sua página na Internet, a Associação República e Laicidade considera que o nome avançado pelas autarquias é de uma “personalidade cujo contributo para tornar conhecida a região é inferior ao de muitos outros portuenses e gaienses”.

A nova ponte, anunciada pelas câmaras do Porto e de Vila Nova de Gaia tem um custo estimado de 12 milhões de euros e prevê-se que esteja concluída no prazo de três a quatro anos.

Loading...
DIVULGAR SITE NA INTERNET
International Exhibitions
shemale transsex pornstar escort
Dentistry
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!

This Website is Protect and Copyright ©

MDlabs Malicious url block
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE

Livemocha
how to earn money online from home
cosmetic dentistry